5 Passos para Falar Inglês Fluente estudando no Brasil

Vou te passar os 5 passos para falar inglês fluente estudando no Brasil. E você já pode começar implementar hoje e que vai melhorar muito o seu Inglês 🙂

Aprender Inglês na Brasil pode ser um grande desafio para a maioria dos alunos de Inglês por aqui.

Fico impressionado com a quantidade de tempo e dinheiro que as pessoas gastam estudando inglês e mesmo depois de muitos anos, algo em torno de 5 a 8 anos de curso e gastando valores que podem chegar à R$40.000,00 em um curso de inglês completo, as pessoas ainda tem muita dificuldade em Falar Inglês Fluente. É muito triste ver isso acontecer.

Hoje, vou compartilhar com você uma maneira para você sair dessa enrascada de gastar muito tempo e dinheiro tentando falar Inglês e no final, não conseguindo ter a tão sonhada fluência na língua.

Então vamos lá.

Passo 1 – Aprenda com conteúdos reais

Geralmente as escolas implementam livros didáticos para ensinar Inglês. Isso é simplesmente horrível e não vai te ajudar em muita coisa.

Seguir um livro com exercícios automáticos e entendiantes, só vai fazer você completar as lacunas e em 1 semana você já esqueceu 90% do que aprendeu naquela unidade.

Se você realmente quer aprender algo em inglês e conseguir usar na vida real, ou seja, se você quer ser capaz de usar o que aprendeu em situações como ASSISTIR UM FILME, PARTICIPAR DE REUNIÕES, FALAR COM UM NATIVO EM UMA VIAGEM, você precisa treinar exatamente com essas situações.

Então escolha conteúdos reais da internet e estude esses conteúdos. Se você quer se aprimorar em situações de entrevistas, foque nesses conteúdos. Se você quer se aprimorar vendo filmes em inglês escolha alguns filmes para estudar e se você quer se aprimorar conversando em situações de viagens, escolha diálogos para estudar.  Estudar com esses conteúdos vai te ajudar muito a Falar Inglês Fluente.

Quero fazer uma observação muito importante agora. Eu não estou sendo radical ao afirmar que estudar com livros didáticos não vão fazer você falar inglês fluente. 90% das pessoas que estudam com esses conteúdos não conseguem falar. Os 10% restantes, são pessoas que tem uma facilidade em aprender Inglês e depois de estudar muitos anos, se dedicar muito e gastar um dinheiro absurdo, conseguiram Falar. Geralmente essas pessoas fazem um intercâmbio para aprimorar sua fala, pois, mesmo depois de estudar 8 anos, ainda se sentem inseguras no inglês.

Eu não quero que você perca seu tempo e dinheiro, então fique ligado no próximo passo.

Passo 2 – Aprenda Gramática de Modo Prático

Lembra quando você aprendeu português na escola?

Eu aprendi assim: A professora passava a matéria, passava alguns exercícios para praticar, eu não entendia muita coisa, mas ficava fazendo os exercícios para ver se entrava na minha cabeça, a professora corrigia os exercícios e a aula acabava. Fazia isso com todos os conteúdos. Chegando na prova eu ia lá, ficava lendo a matéria até entender. Tentava gravar os pontos mais importantes de depois fazia a prova. As vezes eu ia bem, outras vezes não tão bem, depende de quanto eu estudava. Agora vem a pergunta chave: Qual regra gramatical do português eu lembro hoje? Nenhuma.kkkk

É até engraçado, aprendemos português praticamente todo o nosso período escolar. As professoras vão colocando as regras, vamos fazendo as provas e no final, não lembramos de nada, rs. Porém, o mais importante é que falamos português. Você acredita que falamos português porque aprendemos as regras ou porque praticamos?

Vou te explicar direitinho como funciona.

90% da responsabilidade de falarmos português fluente e sem erros é da nossa PRÁTICA.

10% vem da TEORIA.

Vou te dar um exemplo:

Quando nascemos começamos a desenvolver a nossa fala, observamos muito e vamos observando quando a nossa mãe fala algo e vamos assossiando com a ação. Então se uma mãe pergunta a seu bebê  quer comer e dá uma papinha ele vai assossiando a palavra comer, ou geralmente a palavra papá (comer na linguagem dos bebês) e depois de muitas vezes o bebê consegue pronunciar a palavra papá quando está com fome.

A palavra que o bebê aprendeu foi somente papá, porém, foi preciso praticar muito, mas muito mesmo para conseguir falar essa palavra para que sua mãe entendesse.

Essa lógica serve para aprendermos qualquer língua inclusive o Inglês.

Para que você conseguir falar Inglês Fluente você precisa dedicar somente 10% do seu tempo para aprender conteúdos novos, e 90% para treinar esses conteúdos.

Esse é um dos maiores erros que pessoas que estudam inglês cometem. Acham que se passarem as unidades vão conseguir falar mais rápido. Não é verdade. Olha o próximo passo para você entender porque isso não é verdade.

Passo 3 – Aprenda o conteúdo adequado, esqueça os conteúdos complexos

Para você conseguir falar Inglês fluente você precisa aprender muito menos conteúdo do que imagina.

O conteúdo é tão pouco que eu conseguiria ensinar para uma pessoa esse conteúdo em cerca de 15 a 20 horas, porém, a dificuldade não está em aprender o conteúdo e sim conseguir usá-lo de maneira instantânea.

Vou explicar de uma maneira que fica bem claro para você.

Uma pessoa é considerada fluente no Inglês quando domina cerca de 2000 palavras e consegue formar qualquer frase com elas. Então, se pensarmos de maneira simples, posso dizer que se eu decorar essa lista de 2000 palavras e começar a formar um monte de frases eu já vou falar Inglês. Será? Infelizemente não. Você vai precisar praticar muito seu inglês para conseguir utilizar essas 2000 palavras em qualquer contexto.

Geralmente uma pessoa precisa ver 15 vezes em contextos diferentes, uma palavra nova para dominá-la. Além de ver as 15 vezes você precisa se acostumar a utilizar essas palavras em todos os contextos, seja em um filme, em uma conversa informal ou até em uma conversa de trabalho.

Outro fator muito importante é você estar acostumado com a pronúncia de pessoas de qualquer lugar do mundo e pronunciar de maneira que qualquer pessoa te entenda. Não adianta nada você saber formar frases, entender o que a pessoa está falando e não conseguir pronunciar de maneira que eles te entendam. Você precisa treinar muito e você só vai conseguir isso praticando, praticando e praticando.

4 – Aprenda para depois falar

Muitas pessoas acreditam que se saírem falando inglês, falando e falando, vão conseguir aprender e Falar Fluente. Seria ótimo se fosse assim, porque quase todos gostam de falar, mas infelizmente não funciona assim.

Falar Inglês vai ser uma consequência de outros pontos que você vai aprender, mas o ponto principal é o ouvir. Você só vai conseguir Falar Inglês Fluente se ouvir muito e entender praticamente tudo o que um nativo falar em um vídeo.

Você tem que criar uma rotina de estudos e ter uma constância. Você pode escolher filmes, séries, palestras, músicas, aquilo que você mais gostar. O importante é que você seja constante nos estudos e aprenda todos os pontos daquele conteúdo que escolheu. Isso vai melhorar muito a sua compreensão, aumentar o seu vocabulário e fazer que o seu ouvir fique treinadíssimo. É nessa hora que o seu Falar vai começar a se desenvolver e quando você chegar nessa fase, você terá que lapidar o seu aprendizado.

5 – Lapide seu aprendizado conversando com um Nativo

Quando a sua compreensão já estiver muito boa, seu ouvir muito bom e seu vocabulário bem grande, chegou a fase de lapidar o seu aprendizado.

Nessa fase você precisa conversar com um nativo para aprimorar sua conversação e ficar com o seu Timing treinadíssimo.

Aulas de conversação individuais são muito eficazes nessa fase, porém, de preferência para ter essas aulas com professores estrangeiros. Falar com professores brasileiros vai deixar uma grande lacuna no seu aprendizado, pois, por mais qualificado que seja o professor, ele ainda tende a utilizar expressões e vocabulários que são comuns e também tende a formar frases de maneira mais fácil para você entender. Além disso, treinar com professores estrangeiros vai te dar a oportunidade de entender e praticar com sotaques diferentes e aprender a cultura deles.

 

Aproveite também para Aprender os 7 passos que vão te ajudar a organizar

seu estudo rumo a Fluência. Baixe Agora é 100% gratuito.

 

Minha Missão é fazer com que todos os alunos superem as dificuldades na língua inglesa e conquistem a fluência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *