Inglês Fluente – Quando colocar Inglês Fluente no seu curriculo?

 

Falar Inglês Fluente é algo que muitas pessoas colocam no currículo mas infezlmente não tem.

A pergunta chave é:

Quando colocar Inglês Fluente no seu currículo?

Vou te explicar primeiro, porque geralmente uma pessoa que não fala Inglês fluente, coloca em seu currículo que fala. Por que será que isso acontece?

Vou descrever passo a passo a trajetória dessa pessoa que vou chamar de Jonatas:

1 – O Jonatas sabe que é importante aprender inglês, mas não gosta muito. Ele começa a buscar escolas e se matrícula em uma escola tradicional.

2 – Nos primeiros meses é aquela empolgação mas depois começa a desempolgar e quando vê está indo na escola somente porque já fechou o pacote e precisa aprender para o emprego.

3 – O Jonatas, totalmente desempolgado vai 2 vezes por semana na escola, cada dia aprende uma coisa nova, mas depois de 12 meses estudando, não consegue desenvolver uma conversação.

4 – O tempo passa e Jonatas já está a 2 anos estudando Inglês. Ele sente que melhorou, mas ainda não entende filmes e nem um nativo falando.

5 – Jonatas já está a mais de 2 anos estudando inglês e ainda não fala Fluente, porém, ele precisa falar Inglês para ter novas oportunidades em sua carreira.

6 – É nesse momento que o Jonatas começa a acreditar que ele fala Inglês fluente. Na verdade ele sabe que não fala, mas coloca Inglês Fluente porque consegue se virar um pouco em algumas conversas, porém com nativos e em reuniões pelo telefone ele é péssimo.

7 – Quando vê, o Jonatas já colocou Inglês Fluente em seu currículo.

Essa história é muito comum e a grande maioria das pessoas fazem como o Jonatas.

É claro que em uma entrevista em inglês o Jonatas não vai passar, porém, como ele estuda a muito tempo e precisa falar Inglês fluente ele vai lá e diz que fala, o que na prática não acontece.

Ao invés do inglês fluente ser um ponto positivo na entrevista, acaba sendo um ponto negativo, pois o entrevistador percebe que o que está no currículo dele não é verdade. Todo processo seletivo acaba indo por água baixo.

Então, Quando colocar Inglês Fluente no meu currículo?

Coloque Inglês Fluente em sua currículo somente se você realmente Falar Inglês.

Parece óbvio, mas muitas pessoas enganam a si mesmas colocando Inglês Fluente no currículo e quando chega a hora da entrevista em Inglês é aquela decepção.

Vou te dar algumas dicas para você saber se você Fala ou não Fala Inglês Fluente.

Dicas para saber se seu Inglês está Fluente:

1 – Comece pelo vocabulário. Pegue a lista do KET (Key English Test), da Cambridge e verifique se você sabe pelo menos 90% dessa vocabulário. O KET é considerado nível A2 em inglês (básico para Intermediário). Você obrigatoriamente precisa saber esse vocabulário.

Se você passou dessa fase, vamos para o teste 2

2 – Entre no site da cnn.com e comece a ler uma notícia. Geralmente o vocabulário da CNN é mais complexo, porém, você precisa entender no mínimo 70% de todo o texto e entender o contexto plenamente.

Passando dessa fase

3 – Assista um vídeo de pelo menos 5 minutos em inglês e veja se consegue entender todo o contexto. Mesmo que não saiba todo o vocabulário, ok, o importante é entender o contexto.

Entendido o contexto

4 – Converse com um Nativo em inglês, participe de reuniões por telefone e video conferência. Você tem que entender todo o contexto, mesmo que o seu vocabulário não seja master.

Se você passar por essas 4 fases, você é uma pessoa que fala Inglês Fluente e mesmo com algumas dificuldades você consegue entender todo o contexto, se expressar adequadamente e manter uma conversa natural.

Agora, se em algum desses pontos você falhou, você precisa começar a estudar agora.

Busque um método que se encaixe na sua rotina e se empenhe.

Você vai ver que em pouco tempo o seu inglês vai dar um grande upgrade.

Então lembre-se: coloque inglês fluente no seu currículo somente se você realmente fala Inglês Fluente.

Fique com Deus

Prof. Caio Montini

Minha Missão é fazer com que todos os alunos superem as dificuldades na língua inglesa e conquistem a fluência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *