Quando o Inglês é mais importante do que sua Qualificação Profissional

inglês x profissional

Imagina você trabalhando em uma empresa que começa a ter fornecedores e clientes no exterior.

Os diretores de cada área imediatamente começam a buscar profissionais qualificados para atender essa demanda. Eles precisam de pessoas que sejam experientes em cada área, para negociar, dar suporte, oferecer novos produtos e ter um ótimo relacionamento com esses novos clientes internacionais.

Você já está na empresa a 5 anos e vê que é capaz de assumir essa responsabilidade. Você sabe decor e salteado tudo o que precisa para prestar um ótimo serviço e os seu chefe reconhece que você é um ótimo profissional. Tem tudo para você assumir essa nova responsabilidade, se destacar em seu emprego e ter a chance de assumir um novo cargo o quanto antes possível. A empresa está crescendo e agora chegou a sua vez de crescer junto com ela.

Seu chefe chega para você e diz:

“ João, como você já sabe, estamos com novos clientes e fornecedores do exterior, a empresa está crescendo e precisamos de profissionais qualificados que atendam esses clientes. Você é um ótimo profissional e creio que está qualificado para esse novo desafio, a minha única dúvida é saber como está o seu Inglês. Você já melhorou o seu Inglês e consegue falar e entender as pessoas tranquilamente?”

Até esse momento você estava muito empolgado com a possibilidade de novos desafios em seu trabalho, novas responsabilidades e uma grande chance de ascensão na carreira.

Você diz o seguinte:

“ Eu tenho um inglês intermediário, não falo fluente com as pessoas, mas me viro, consigo entender bastante.”

É nesse exato momento que a lua de mel entre você e a nova função acaba. O seu chefe até tenta te ajudar falando um pouco em inglês com você, porém, vê logo que o seu inglês não é suficiente para assumir essa função.

Ambos ficam muito triste e a nova função é passada para o seu colega que entrou só a 6 meses na empresa.

Essa não é uma história incomum.

Muitas pessoas vem até mim pedindo para aprender Inglês urgente porque acabou de perder uma ótima oportunidade.

Profissionais tem que entender que as melhores oportunidades são para quem fala Inglês. Essas oportunidades aparecem e só ficam com elas quem está qualificado naquele momento.

Ao longo de nossa vida, muitas oportunidades passam por nós. Cabe a nós entender previamente qual o nosso objetivo e nos prepararmos para esses objetivos, caso contrário, as oportunidades virão e você não vai estar preparado e elas vão passar.

Então quando o Inglês é mais importante do que sua qualificação profissional?

Exatamente nessas situações que acabei de narrar.

Quando uma empresa tem uma demanda, ou seja, precisa de alguém que fale inglês, para prestar um ótimo serviço para seus novos clientes. A empresa não tem tempo de esperar você aprender Inglês, ela simplesmente contrata ou promove quem já está qualificado.

Ser um ótimo profissional é essencial, porém, falar inglês pode fazer total diferença em sua carreira.

Compartilhe com Seus amigos

Deixe seu comentário.

Fique com Deus.

Prof. Caio Montini

Minha Missão é fazer com que todos os alunos superem as dificuldades na língua inglesa e conquistem a fluência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *